VII Encontro de Software Livre foi um sucesso!!

Olá pessoal,


Conforme informei em um post prévio neste blog, hoje ocorreu o VI Encontro de Software Livre da Escola Politécnica de Pernambuco. Posso dizer com todo eufemismo, cacofonias e repetições que o evento foi um sucesso! Gostaria de parabenizar a todo comitê de organização pelo alto nível que foi o evento, mesmo com todos imprevistos e improvisos! haha Software livre, é assim, soluções simples, abertas e colaborativas! Parabéns especial ao colega Marcos Álvares, mentor deste evento.

Fui convidado para ministrar uma palestra sobre Python para celulares Symbian S60, na verdade, o título foi um pouco grande , mas deu pra abordar com foco sobre como começar a desenvolver Python para celulares Symbian, em especial os S60 (Nokias N95, N73, N82, N96, E61, etc.). A palestra foi muito legal, haha acho que usei todos a infra-estrutura existente no evento (Internet, Som, Video)... Mas deu pra mostrar o poder de python nas plataformas, especialmente em dispositivos móveis. O que mais me impressiona, é que é a segunda palestra que apresento sobre Python para celulares Symbian, e a cada vez a quantidade de coisas que voce pode fazer com teu telefone cresce exponencialmente. Exibi vários exemplos (agradecimentos especiais a Marcelo Almeida, Croozeus, JOM pelos exemplos disponiveis no Wiki Forum nokia) usando recursos nativos do aparelho como SMS, MMS, bluetooth, Serviços REST e teve até aplicações para controle de video e mouse através do acelerometro do N95 com PyS60 (haha o melhor da palestra ao ver um dos episodios do seriado Big Bang Theory sendo controlado pelo Acelerometro).
O clímax da apresentação aconteceu quando apresentei um jogo multi-player feito em PyS60 com uma batalha Jedi entre eu e Emanoel (Agradecimentos a Emanoel por fornecer o seu aparelho com acelerometro). Realmente so vendo em video a nossa batalha.

Por fim, posso dizer que a maioria deve ter ficado satisfeita com a apresentação e sem dúvidas com o objetivo de atrair mais pessoas a começar a explorar Python para desenvolvimento em dispositivos móveis! Ah, não posso esquecer pelo velho método de sorteio realizado de camisas e brindes durante o evento, o velho random.randrange() salvando a gente no sorteio! =D Por fim, outras palestras foram muito boas, com destaque para palestras de Segurança, kernels, mobile open-source e framework para redes neurais. Sem dúvidas, um novo encontro desse porte deve acontecer em breve! Não espero a hora de ver o VII Encontro de software livre da Escola Politécnica!


Ah, as palestras foram filmadas (Acredito que a minah foi a mais dificil de ser filmada, porque eu me movia muito haha, devido ao uso dos exemplos dinamicos....) e com muitas fotos também. Em breve disponibilizo as fotos e o vídeo das palestras por aqui.

Enquanto isso, já disponibilizo o material (slides) da minha apresentação no Encontro, armazenado no site Slideshare (Rede social para compartilhamento de apresentações).



Ahhh Destaque para as camisas do GeekWorld, muito show as camisas!! Recomendo uma visita no site deles! =D


Ah, em relação a ter um novo evento de software livre por aqui em Pernambuco, não se preocupem o da Escola Politécnica já teve, mas já tem agendado aí um novo encontro em outra universidade! Fiquem de olho , no blog! Para novidades =D


Valeu,

Marcel


0 comentários:

top