Nokia lança OVI SDK (Acesso a mapas e muito mais!)

A grande novidade lançada hoje pela Nokia no evento Nokia World foi o Ovi SDK. E digo de passagem que realmente fiquei impressionado com o poder deste SDK. Ele é uma API para ajudar os desenvolvedores a fazer aplicativos para os celulares Nokia.

A principal vantagem é que ela será a mesma para os sistemas Symbian e Maemo, uma vez que é baseada em Web (HTML, CSS e JavaScript). Isso ajudará o desenvolvedor a integrar e uniformizar a interface e o desenvolvimento, visando facilitar a vida do usuário e do desenvolvedor.

Uma das funcionalidades mais legais é a disponibilidade do Ovi Maps que oferece uma gama de possibilidades ao desenvolvedor para produzir aplicativos baseados em localização do usuário. Pelo vídeo apresentado abaixo, vi que o poder dessa API é gigantesco, inclusive na construção de aplicativos que usem serviços de localização e mapas.




Popout

No SDK inclui-se também um emulador que facilita os testes dos aplicativos. Ele é gratuito e pode ser baixado no Forum Nokia (é preciso registrar-se) no endereço abaixo:


http://www.forum.nokia.com/Ovi/

Acho que estou pensando a voltar estudar Web Runtime e JavaScript, está ficando realmente uma plataforma viável e poderosa de desenvolvimento de aplicativos!

1 comentários:

Filipe disse...

Meu irmão, esse blog se garante viu. Parabéns ae pelo trabalho.

top